Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Luziânia no jornal The New York Times - Rede Luziânia

Fale conosco via Whatsapp: +55 61 8216 4496

No comando: PODCAST DESVENDANDO MITOS E VERDADES

Das 9:00 às 10:30

No comando: Rei Caipira

Das 05:00 às 07:00

No comando: Rede Luziânia Destaca

Das 07:00 às 09:00

No comando: RITMADO

Das 09:00 às 12:00

No comando: Good Time

Das 12:00 às 13:00

No comando: FORRÓ NA REDE

Das 16:00 às 20:00

No comando: Rei Caipira

Das 18:00 às 20:00

No comando: LUZICAST

Das 20:00 às 22:00

No comando: RITMADO

Das 20:00 às 22:00

No comando: Tesouro Musical

Das 22:00 às 24:00

Luziânia no jornal The New York Times

Por Arley da Cruz

O jornal The New York Times completa neste ano 172 anos de sua criação. O diário americano informa os acontecimentos mundiais, a política americana e mundial, artigos de opinião, cultura, esportes, tecnologia, culinária e tudo quanto for possível apurar e informar. É por isso que já ganhou 117 premios Pulitzer. Com certeza cometeu diversos erros, mas com toda sua trajetória é considerado o mais respeitado veiculo de jornalismo do mundo, advindo de suas redações os também mais respeitados (ou não) repórteres do mundo.

O que nossa cidade de Luziânia tem a ver com isso? Bem nada na verdade. Só que achei curioso e pesquisei o nome da nossa cidade no site do jornal e pra minha surpresa apareceu um artigo citando Luziânia. O artigo é de 20 de abril de 1975. O tema indaga sobre o que fazer em Brasília. A nova capital brasileira estava em vias de debutar seus 15 aninhos. A matéria elogia o pai de Brasília Juscelino Kubitschek, o chama de visionário e eu concordo. De uma maneira bastante romântica o artigo joga sua visão sobre a construção da cidade, os monumentos de Niemeyer e Lúcio Costa, cita os festejos do aniversário como uma corrida no autódromo, a inauguração do Palácio do Buriti, o concurso Miss Brasil a ser realizado no ginásio Nilson Nelson e muito mais. Bastante interessante é a citação da Festa do Divino na cidade de Pirenópolis, que eles chamam de festival medieval (provavelmente as cavalhadas) com feiras e bandas.

Agora Luziânia aparece no roteiro turístico do artigo:

“South on the highway to Belo Horizonte, lies the old colonial settlement of Luziania, with a fine church.”

Mais adiante, ao sul, na rodovia para Belo Horizonte,
fica o antigo assentamento colonial de Luziânia, com uma bela igreja.

Também lembra da cidade de Cristalina com suas gemas e da cachoeira do Itiquira em Formosa.

De fato fiquei feliz em ver uma referência positiva da cidade de Luziânia, mesmo sendo em um tão longínquo 1975. Normalmente estamos presentes na páginas policiais então figurar em um artigo positivo é bom para lembrar que temos potencial para melhorar nossa imagem perante o mundo. Uma dica seria um melhor empenho no fomento do turismo de Luziânia, temos história, paisagens, cultura e pessoas boas demais para ficarmos reduzidos a uma cidade dormitório e marginal.

 

Deixe seu comentário:

Rede Luziânia Tá ON!