Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta terça-feira (14/06) a Câmara de Luziânia realizou uma audiência pública para discutir as ações necessárias no incentivo, fomento e desenvolvimento da cultura no município.
A audiência contou com a presença de autoridades e lideranças, entre elas: Secretário Municipal de Cultura e Juventude, Gabriel Fidelis, Secretária de Turismo, Valdirene Tavares, Presidente dos artesãos de Luziânia, Lilian dos Santos, Secretária da Negritude do PSB, Valneide dos Santos e o Sr. Julio César representando a deputada estadual Zeli. Os vereadores de Luziânia também participaram e agregaram às discussões.
A proposta da audiência foi apresentada pelo vereador Professor Jamal (PSB) e aprovada por todos os vereadores da casa.
Diversos segmentos da arte e cultura estiveram presentes no plenário do José Rodrigues dos Reis.
Uma apresentação do Grupo de Quadrilha Família Busca Pé abriu os trabalhos da audiência e animou o público.
O vereador professor Jamal enfatizou a importância de promover políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do setor, haja visto que é uma área que gera emprego e renda para milhares de pessoas, desde os artistas, até equipe técnica que atua nos eventos. “Nós precisamos criar leis para amparar o movimento cultural. É a Lei que vai garantir a promoção da cultura municipal”, destacou. Na ocasião, a Quadrilha Junina Buscapé, do Setor Leste de Luziânia, apresentou para os participantes.
O secretário de cultura e juventude de Luziânia Gabriel Fidelis apresentou um panorama das ações que estão sendo implementadas na pasta para organizar, gerar e distribuir recursos financeiros aos agentes culturais de Luziânia, Jardim Ingá e regiões rurais. O secretário enfatizou que a cidade já está habilitada para receber recursos da lei Paulo Gustavo, sendo uma das primeiras do estado de Goiás a se qualificar. Gabriel também anunciou o programa municipal LuziArte, que tem por objetivo fomentar os artistas e produtores culturais de todas as áreas culturais. Ele destacou ainda a criação da agenda cultural nas redes sociais para divulgar os artistas, reforma do teatro municipal e o cinema público, no Centro de Convenções.
Assista a Audiência Pública na íntegra
Contribuição de Graciliano Cândido – CML