Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Artesãos goianos apresentam a singularidade do Cerrado na exposição “Goiás Feito à mão”, no Salão Negro do Congresso Nacional, entre os dias até dia 10 de agosto, com entrada gratuita. A mostra trouxe peças de 22 artesãos goianos em diversos estilos como madeira, cerâmica, palha, cabaça e cutelaria. Entre eles, Mestre Juão de Fibra, de Novo Gama e Edinar Gomes de Cidade Ocidental. O objetivo é promover artesanatos feitos em Goiás a partir das belezas do cerrado.
O Goiás Feito à Mão está sendo promovido pelo Governo de Goiás, por meio das secretarias de Relações Institucionais (Serint) e da Retomada. A Secretária do Entorno do DF (Sedfgo), Caroline Fleury, participou do lançamento da exposição ao lado de autoridades políticas como o senador Wilder Morais, as deputadas federais Flávia Moraes, Lêda Borges e Adriana Accorsi, a Secretária de Cultura de Goiás, Yara, Nunes, além dos secretários – anfitriões do evento – Lucas Vergílio (Serint) e César Moura (Retomada) . Também prestigiaram o evento o prefeito de Alexânia, Allysson Lima, o chefe de Gabinete do Prefeito de Cidade Ocidental, Sanchez Paiva que também é secretário de Cultura e Turismo.
Entorno também é arte!
Morador de Novo Gama, cidade goiana do Entorno do DF, Mestre Juão de Fibra transforma o capim em obras de arte vendidas no Brasil e fora do país. “Sou artesão desde criança, há mais de 40 anos. Antes era apenas um passatempo, mas há vinte anos virou minha principal fonte de renda”, contou o artesão. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão as peças feitas a partir do trançado com capim colonião. Seus produtos vão desde roupas, jóias, cestos, acessórios até peças compradas por designers de todo lugar.
A artista Edinar Gomes, que vive em Cidade Ocidental, desenvolve esculturas belíssimas a partir da técnica de papietagem com papel machê.“Toda minha inspiração é no Cerrado. Ele diz muito sobre minha arte”, disse.
A secretária da Sedfgo parabenizou os artesãos e frisou o reconhecimento internacional das belezas do Cerrado, e o muito que ainda há para ser divulgado. “Temos aqui tão perto do DF um cinturão de desenvolvimento e belezas naturais, que é a região do Entorno. Queremos cada vez mais mostrar e explorar esse potencial”, assinalou Caroline Fleury.
FONTE
Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do DF de Goiás