Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Audiência pública celebra os 20 anos do tombamento do art déco em Goiânia. Mauro Rubem promoveu o evento nesta 5ª-feira - Rede Luziânia

Fale conosco via Whatsapp: +55 61 8216 4496

No comando: PODCAST DESVENDANDO MITOS E VERDADES

Das 9:00 às 10:30

No comando: Rei Caipira

Das 05:00 às 07:00

No comando: Rede Luziânia Destaca

Das 07:00 às 09:00

No comando: RITMADO

Das 09:00 às 12:00

No comando: Good Time

Das 12:00 às 13:00

No comando: FORRÓ NA REDE

Das 16:00 às 20:00

No comando: Rei Caipira

Das 18:00 às 20:00

No comando: LUZICAST

Das 20:00 às 22:00

No comando: RITMADO

Das 20:00 às 22:00

No comando: Tesouro Musical

Das 22:00 às 24:00

Audiência pública celebra os 20 anos do tombamento do art déco em Goiânia. Mauro Rubem promoveu o evento nesta 5ª-feira

Registros em portais eletrônicos informam que a art déco surgiu na Europa em meados do século 20 e influenciou o cinema, a moda, as artes e a arquitetura. O marco inicial do movimento data de 1925 com a realização da Exposição Internacional de Artes Decorativas Industriais Modernas, em Paris. O movimento é resultado da combinação entre traçados modernos com elementos tradicionais e leve influência do cubismo e fauvismo.

Não demorou para que o estilo se tornasse um dos principais e mais utilizados, inclusive no Brasil. Em 24 de outubro de 1933, quando da  fundação de Goiânia, o estilo estava em acessão, o que contribuiu para sua utilização nas áreas centrais da nascente capital. Há 20 anos, o conjunto arquitetônico do estilo em Goiânia foi tombado como patrimônio histórico e artístico.

Em celebração à data, por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), foi realizada audiência pública no aurditório 1 do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, com a presença do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Goiás (Iphan-GO), Pedro Wilson Guimarães; a superintendente do instituto, Bruna Arruda; o diretor do Instituto Federal de Goiás (IFG) do campus da cidade de Goiás, Sandro de Lima; o coordenador do festival Art Déco, Guto Lemes; o coordenador do curso de desenho do festival Art Déco, Valtergan Guedes; a gestora de cultura da Alego, Ana Rita; e a estilista de moda Carol Manzi.

20 anos do tombamento art déco

Ao abrir o encontro, Mauro Rubem afirmou que tem um compromisso com a cultura e declarou a necessidade de somar esforços para que a identidade e cultura goiana não seja esquecida. “Uma das questões que temos levantado é como é construir uma relação da história de Goiânia com a nova identidade cultural da cidade”, afirmou.

Sandro de Lima, diretor do IFG da cidade de Goiás, na época em que o art déco de Goiânia foi reconhecido como patrimônio cultural pelo Iphan, atuava como secretário municipal de Cultura e participou ativamente pelo reconhecimento dos 22 edifícios catalogados. Ele lembrou que o primeiro passo para a efetivação do reconhecimento foi o levantamento das construções com características do art déco, todos construídos na fundação de Goiânia.

A partir daí, houve o tombamento que produziu a restauração e preservação do Centro de Goiânia. Ele apontou, ainda, que o reconhecimento do conjunto arquitetônico também foi fundamental para recuperar a memória coletiva e instigar a população a preservar a cultura local.

Cultura e pertencimento

Pedro Wilson afirmou que a cultura, em todas as suas esferas, faz parte da identidade de um povo e traz sentido de pertencimento. “Quem não tem cultura não tem nome e nem história. ” Ele relembrou que em agosto é celebrado o mês da cultura popular brasileira e parabenizou o parlamentar por promover eventos que estimulem o reconhecimento da importância do patrimônio histórico e cultura da cidade

Bruna Arruda afirmou que é muito importante cultivar a cultura de Goiás e preservar nosso patrimônio histórico. “É o que passa de pai para filho que conta a nossa história. Se a gente não reconhece, não se apropria dessa história, a nossa sociedade perde a raiz”, afirmou.

Festival Art Déco de Goiânia

Coordenador do Festival de Art Déco de Goiânia, Guto Lemes disse que a premiação é a única no Brasil dedicado ao art déco. Ele ressaltou que os 20 anos do tombamento é uma data para celebrar, mas também de levantar aos olhos as preocupações quanto ao estado de preservação das construções. “Precisamos zelar por nosso patrimônio”, disse.

Lemes destacou que já se tem projetos para restaurar o art déco e elevar Goiânia a uma importância nacional e mundial. Ele parabenizou o deputado Mauro Rubem pela iniciativa e por atender o pedido de debater o assunto no âmbito do Poder Público. “Estamos abertos para conversar com a população e invocar os moradores da região central. porque o art déco é um patrimônio nosso, capaz inclusive de transformar o Centro da capital em centro turístico, trazendo benefícios econômicos para a cidade. Eu sei que juntos nós podemos seguir adiante.”

Dentro do festival, ocorreu também o concurso de desenho com crianças de diferentes faixas de idade das redes pública e privada de ensino. O concurso foi coordenado por Valtergan Guedes, que agradeceu as crianças que confiaram seus desenhos ao festival e afirmou que o intuito era que os alunos adquirissem conhecimento e desvendassem a memória da cidade. “São eles que vão dar continuidade à história de Goiânia, são o nosso futuro e para isso é preciso conhecer bem o passado”, afirmou. No evento, as crianças que tiveram desenhos selecionado foram premiadas com certificado.

A gestora de cultura da Alego, Ana Rita, parabenizou os envolvidos no festival, sobretudo pelas ações de resgate e reconhecimento dom art déco em Goiânia. Ela ressaltou que ocorre neste momento no Parlamento goiano uma exposição sobre o conjunto arquitetônico em Goiânia, com os desenhos vencedores. Segundo Rita, o movimento de integrar as novas gerações em ações como essa desenvolvem nas crianças o senso de pertencimento e ensina, desde jovem, a importância do art déco em Goiânia.

FONTE

https://portal.al.go.leg.br/noticias/136150/audiencia-publica-celebra-os-20-anosdo-tombamento-do-art-deco-em-goiania-mauro-rubem-promoveu-o-evento-nesta-5-feira

Deixe seu comentário:

Rede Luziânia Tá ON!