Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

De Luziânia para o mundo: A Trajetória de Superação e Dedicação da Professora Camila Monteiro na Educação - Rede Luziânia

Fale conosco via Whatsapp: +55 61 8216 4496

No comando: PODCAST DESVENDANDO MITOS E VERDADES

Das 9:00 às 10:30

No comando: Rei Caipira

Das 05:00 às 07:00

No comando: Rede Luziânia Destaca

Das 07:00 às 09:00

No comando: RITMADO

Das 09:00 às 12:00

No comando: Good Time

Das 12:00 às 13:00

No comando: FORRÓ NA REDE

Das 16:00 às 20:00

No comando: Rei Caipira

Das 18:00 às 20:00

No comando: LUZICAST

Das 20:00 às 22:00

No comando: RITMADO

Das 20:00 às 22:00

No comando: Tesouro Musical

Das 22:00 às 24:00

De Luziânia para o mundo: A Trajetória de Superação e Dedicação da Professora Camila Monteiro na Educação

A educação segue sendo uma base de sustentação de sonhos e conquistas das pessoas que traçam objetivos na vida. Nesta matéria, mergulhamos na inspiradora jornada da Professora Camila Monteiro, uma jovem da cidade de Luziânia, que encontrou na educação não apenas uma carreira, mas uma paixão. Conhecida por sua determinação e motivação, Camila compartilha suas experiências, desafios e conquistas ao longo de sua jornada acadêmica.

Desde sua motivação inicial em busca de uma melhor qualidade de vida e estabilidade financeira, até sua escolha pela Licenciatura em Pedagogia pela UEG (Universidade Estadual de Goiás) Unidade de Luziânia, a Professora Camila nos conduz por uma narrativa de superação. Durante a graduação, ela enfrentou obstáculos como o equilíbrio entre trabalho e estudo, mas também encontrou alegrias em estágios e descobertas surpreendentes, como seu talento para a pesquisa. Confira a entrevista!

Qual foi sua motivação para iniciar a vida acadêmica?

Melhorar minhas condições de vida, ter uma estabilidade financeira. 

Porque escolheu o curso de pedagogia na UEG?

Minha escolha era ser professora, inicialmente gostaria de fazer a licenciatura de Matemática, porém não tinha próximo da cidade de Luziânia, onde moro. Então entrei para a UEG por ser uma instituição pública e ter a licenciatura de Pedagogia. 

Que desafios e alegrias teve durante a graduação?

Os desafios foram muitos, transportes para ir para universidade, trabalhava durante o dia e estudava à noite, entre outros, que vários alunos passam. 

Mas também foram várias alegrias,  como os estágios, ter a oportunidade de participar da Residência Pedagogia e na graduação a Professora Luciana Caprice descobriu meu potencial para pesquisa, então fui incentivada a continuar a minha trajetória após a graduação. 

Você é uma das mais jovens mestrandas da UEG de Luziânia, como conseguiu alcançar essa posição? 

Às vezes nem acredito que consegui ser aprovada no mestrado no mesmo ano que finalizei minha graduação, acredito que o principal motivo da aprovação foi minha trajetória na graduação, notas, a residência pedagogia e eventos que apresentei na UEG e também na CAPES.

 Alegria da aprovação no Mestrado da UEG

Você realizou recentemente viagens internacionais para participar de eventos de educação. Como foi a experiência?

Minha primeira viagem internacional foi pela UEG, isso é incrível, são oportunidades que a universidade pública te oferece. 

Gostaria de dedicar um agradecimento especial à professora Andréa Kochhann, que está me acompanhando em todas as etapas do meu percurso no mestrado.

Em agosto fui à Colômbia, na cidade de Armênia apresentar dois projetos de extensão universitária que são desenvolvidos pela UEG o primeiro “Extensão Universitária: possibilidades por meio de um grupo de estudo” e o segundo “Gestão Acadêmica para Mestrado e Doutorado: contribuições na formação inicial e continuada” no XVII Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria – Proyección Social.

 Congresso na Colômbia

 

Em setembro fui ao México, na cidade Cuernavaca, apresentar uma pesquisa que desenvolvi sobre extensão universitária “Extensión Universitaria en la formación inicial y continua de los profesores: un estado del arte” e um projeto da UEG,  “Extensão universitária em Questão: uma análise de dificuldades e possibilidades na formação acadêmica o transformação social”. Essa experiência é muito importante para meu ganho acadêmico, minha pesquisa do mestrado é analisar a extensão universitária na América Latina, deste modo as viagens fez uma aproximação real com meu objeto de pesquisa. Visto que em cada evento foram apresentados projetos de extensão em vários países da América Latina. 

 Evento no México

Quais projetos você está desenvolvendo atualmente?

Atualmente estou desenvolvendo minha pesquisa do mestrado denominada EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA LATINA: perspectivas na formação docente, e também estou cursando minha tão sonhada Licenciatura em Matemática no IFG. 

O que você pensa da educação universitária em Luziânia?

A educação universitária no município de Luziânia continua a ser um desafio para a população. Embora contemos com instituições públicas, como a UEG e o IFG, o número de cursos oferecidos ainda é insuficiente para atender às necessidades de uma cidade com 211.508 habitantes. Embora haja opções de instituições privadas, essa não é a realidade da maioria dos moradores do município. Como resultado, muitos estudantes são obrigados a buscar graduações em outras cidades.

No entanto, é importante destacar que a cidade de Luziânia possui um grande trunfo: o Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias oferecido pela UEG. Essa oportunidade educacional de nível superior é uma conquista valiosa para nossa comunidade e contribui significativamente para a qualidade da educação disponível em nossa região.

 

Por Arley da Cruz

Deixe seu comentário:

Rede Luziânia Tá ON!