Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

25º Fica é carbono zero e o mais sustentável - Rede Luziânia

Fale conosco via Whatsapp: +55 61 8216 4496

No comando: PODCAST DESVENDANDO MITOS E VERDADES

Das 9:00 às 10:30

No comando: Rei Caipira

Das 05:00 às 07:00

No comando: Rede Luziânia Destaca

Das 07:00 às 09:00

No comando: RITMADO

Das 09:00 às 12:00

No comando: Good Time

Das 12:00 às 13:00

No comando: FORRÓ NA REDE

Das 16:00 às 20:00

No comando: Rei Caipira

Das 18:00 às 20:00

No comando: LUZICAST

Das 20:00 às 22:00

No comando: RITMADO

Das 20:00 às 22:00

No comando: Tesouro Musical

Das 22:00 às 24:00

25º Fica é carbono zero e o mais sustentável

O 25ª Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é a edição mais sustentável da história. Durante todos os dias do evento, de 11 a 16 de junho, diversas ações de sustentabilidade serão desenvolvidas na cidade de Goiás para reduzir os impactos ambientais no município.

O 25º Fica é considerado, ainda, um evento carbono zero. A edição deste ano contará com ações para a mitigação dos gases de efeito estufa emitidos no evento, além da posterior compensação por meio do plantio de árvores.

MAIS SUSTENTÁVEL

Uma das ações sustentável será realizada pela cooperativa de catadores de lixo da cidade, a Recicla Tudo, que vai fazer a coleta seletiva dos resíduos sólidos descartáveis durante o festival.

Para isso, serão distribuídas 100 pares de lixeiras, com destinação para lixo orgânico e reciclável, que serão alocadas em locais estratégicos e de grande movimentação na cidade. Serão distribuídos também cinco contêineres de mil litros cada. Todo o resíduo coletado será enviado à cooperativa do município.

Uma das articuladoras da ação de coleta e reciclagem, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), campus da cidade de Goiás, Jaqueline Villas Boas, conta que a atividade ainda se desdobrará em mais outras duas frentes: uma ação de conscientização e sensibilização ambiental, que vai acontecer na Central de Triagem da cooperativa, com oficinas de reciclagem, e a distribuição de pares de lixeira nas escolas públicas do município.

“Essas oficinas vão atender o público em geral que quiser participar e os estudantes das escolas do município, que vão ter a oportunidade de conhecer os cooperados, a cooperativa, como são processados os reciclados da cidade. Já na entrega dessas lixeiras nas escolas, haverá um momento de sensibilização ambiental para a coleta seletiva feito pelos estudantes do curso de pedagogia da UFG”, explica a professora.

Outra ação desenvolvida será a recuperação e revitalização da nascente do córrego Chapéu de Padre, com limpeza, plantio de espécies nativas do Cerrado e ações de recuperação do local. A ideia, segundo Camila Gomes Sant’Anna, professora e integrante da iniciativa, é pensar uma “cidade verde, resiliente e adaptada às mudanças climáticas, ou melhor, à emergência climática”.

Camila explica ainda que as ações terão continuidade após o festival.

“O Fica é um start de fazer esse plantio e recuperar um pouco a área, mas depois, ao longo dos próximos meses, a gente vai fazer outras ações, tentar sinalizar a área, contando um pouco dessas espécies, acompanhar como foi esse plantio, como se desenvolveu, tentar envolver mais as escolas da cidade também”, relata.

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em co-realização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

CARBONO ZERO

Para reduzir o impacto ambiental durante o Fica haverá a utilização de carros elétricos pela equipe de produção, em parceria com a Saga BYD, durante todos os dias do evento. Além disso, houve redução de 40% na impressão do material de divulgação desta edição e o que foi impresso foi confeccionado com papel e demais itens recicláveis.

FORMAÇÃO

Disseminar o conhecimento teórico e prático sobre a preservação do meio ambiente também é um dos objetivos do festival, que vai oferecer diversas oficinas, minicursos e workshops do tema em parceria com as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Retomada, e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Durante os seis dias de evento, o público poderá participar de oficinas para confecção de ecobags e biojoias, além de temas relevantes da pauta ambiental, como ODS e mudanças climáticas, cálculo de emissão de gases de efeito estufa, além de prestigiar palestras sobre plantio de árvores e visitar estandes com outras atividades de cunho ambiental. A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial.

FONTE

https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/121585-25o-fica-e-carbono-zero-e-o-maissustentavel

Deixe seu comentário:

Rede Luziânia Tá ON!