Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Academia de Letras e Artes do Planalto (ALAP) Realiza Sessão Ordinária de maio: Um Tributo à Cultura e à Educação - Rede Luziânia

Fale conosco via Whatsapp: +55 61 8216 4496

No comando: PODCAST DESVENDANDO MITOS E VERDADES

Das 9:00 às 10:30

No comando: Rei Caipira

Das 05:00 às 07:00

No comando: Rede Luziânia Destaca

Das 07:00 às 09:00

No comando: RITMADO

Das 09:00 às 12:00

No comando: Good Time

Das 12:00 às 13:00

No comando: FORRÓ NA REDE

Das 16:00 às 20:00

No comando: Rei Caipira

Das 18:00 às 20:00

No comando: LUZICAST

Das 20:00 às 22:00

No comando: RITMADO

Das 20:00 às 22:00

No comando: Tesouro Musical

Das 22:00 às 24:00

Academia de Letras e Artes do Planalto (ALAP) Realiza Sessão Ordinária de maio: Um Tributo à Cultura e à Educação

Neste domingo (05/05) a Academia de Letras e Artes do Planalto (ALAP) realizou sessão ordinária do corrente mês. Os acadêmicos e convidados puderam participar de um importante momento de reflexão e congratulação entre aqueles que prezam e valorizam a cultura. 

O vice-presidente Eliézer Bispo foi o responsável  por intender a sessão e iniciou declarando a alegria de poder falar sobre os importantes temas programados, justificou a ausência do presidente Tiago Machado na sessão.

Peço licença para citar minha participação na sessão como palestrante do mês de maio. Foi uma alegria poder trazer à baila o tema: O uso das artes visuais de D. J. Oliveira na construção da Educação. O objetivo é evidenciar em como as artes visuais do artista plástico D. J. Oliveira podem ser usados na Educação e na formação de professores. Se justifica com a premissa da desvalorização das artes desse autor em específico, tratando primariamente do Painel Três Bicas em Luziânia Goiás, popularmente conhecida como Praça das Três Bicas e em como tanto a vida como a obra do artista poderiam ser utilizada na educação, servindo como um ponto de visitas pedagógicas e como prelúdio ao que a arte pode ser e o que pode expressar, ressaltando pontos como o poder da arte em ajudar na integração do indivíduo na sociedade, no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio lógico, do afetivo e do emocional. A palestra foi possível por meio de pesquisas realizadas à autores como Goya (2012); Barbosa (2010); Acadêmico José Álfio da Silva (2007); Sobral (2016), dentre outros. A co-escritora do artigo usado na palestra, Eliza Ramos, esteve presente na sessão para dar ainda mais brilho à ocasião. Falei sobre a oportunidade em que entrevistei o Acadêmico Professor Wilter Campos Coelho e em como ele contribuiu para a edificação do Painel Três Bicas, ponto focal e que resguarda a obra de D. J. Oliveira na cidade de Luziânia. Lembrei do dia 05/05 que é o Dia da Língua Portuguesa e da cultura Lusófona. 

Após a palestra o presidente franqueou a palavra aos Acadêmicos. O primeiro a fazer uso da palavra foi o Acadêmico Jarbas Silva Marques. Ele propôs o envio ao governador do Rio Grande do Sul de uma moção de pesar por conta das muitas intempéries climáticas que atingiram o estado no início do mês de maio. Lembrou de como conheceu o artista D. J. Oliveira, que veio para o Planalto durante o movimento mudancista da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. Que conheceu em 1956 em Goiânia. Que D.J participou do batismo cultural de Brasília, quando pintou as primeiras obras dos operários e foi o emulador da Escola de Belas Artes e das Artes Plásticas em Goiás.

O Acadêmico Dr Cecílio cumprimentou pela palestra e lembrou que fez um poema sobre D. J. Oliveira e do seu encontro com alunos de D. J. Oliveira. Falou sobre a tragédia no estado do Rio Grande do Sul e prestou solidariedade ao povo gaúcho.

O Acadêmico Luiz Solano falou sobre a importância de lembrar do povo gaúcho que passa por uma triste tragédia. Citou que enviou correspondência ao governador do estado de Goiás Ronaldo Caiado solicitando apoio para a arte e cultura de Luziânia e leu para os presentes a resposta enviada pelo governador.

Dr Cairo Resende, Acadêmico da ALAP, cumprimentou os sócios correspondentes e falou sobre Ely, Japão e D. J. Oliveira e elogiou pela palestra.

O Acadêmico Dr Gastão Leite lembrou de sua amizade com D. J. Oliveira e seus familiares. Falou sobre a oportunidade em que foi secretário do governo de Goiás, solicitou a compra da casa de D. J. e o restauro do local. Comentou que a Prefeitura de Luziânia está com projetos de restauro do Painel das Três Bicas e da Rua do Rosário. Agradeceu pela palestra apresentada.

O sócio correspondente Dr Orlando Pinheiro, destacou a importância de trazer o tema da Educação para dentro da Academia. Que a palestra foi importante para ressaltar o artista D. J. Oliveira e valorizar a formação e disseminação da Arte nos anos acadêmicos. Recitou um lindo soneto sobre o Expressionismo. 

Nas considerações finais, o presidente disse que esteve representando a Academia no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás do lançamento do livro ‘Goiânia, 90 anos’ e onde foi homenageado Júlio Nasser e citou os festejos da Festa do Divino em Luziânia e Cristalina e que a bandeira do Divino visitou a sede da ALAP no dia 30/04, contando com a presença do presidente Tiago machado de Acadêmicos e das servidoras da casa.

Por fim, o presidente agradeceu a presença de todas e todos e confirmou a próxima sessão ordinária para a cidade de Goiás no mês de junho.

Esta sessão ordinária da ALAP foi um verdadeiro tributo à cultura, à educação e ao legado artístico de D. J. Oliveira, reafirmando o compromisso da academia com a valorização das artes e da educação em toda sua amplitude e importância.

Reportagem Arley da Cruz

Deixe seu comentário:

Rede Luziânia Tá ON!