Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Luziânia|25 de setembro de 2024
A trajetória da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na cidade de Luziânia é marcada por esforços coletivos e conquistas que, muitas vezes, permanecem desconhecidos. Buscando resgatar essa história e dar visibilidade a figuras que contribuíram para a consolidação da instituição no município, alunos do 4º período do curso de licenciatura em pedagogia organizaram uma palestra com o primeiro diretor da Unidade Universitária da UEG em Luziânia, Elísio Morais.
O evento, que aconteceu durante a aula da disciplina “Corpo, Cultura e Expressividade”, ministrada pelo professor mestre Adelson Moreira, proporcionou aos estudantes uma imersão na história da criação e desenvolvimento da UEG na cidade. Elísio Morais, natural de Luziânia, é economista e advogado com décadas de atuação profissional. Durante a palestra, ele compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, além dos desafios e vitórias na consolidação da UEG em Luziânia.
Elísio Morais revelou que a construção da UEG na cidade foi um processo árduo, que exigiu o empenho de muitos colaboradores. A universidade foi estabelecida com cursos de graduação regulares em Administração e Pedagogia, mas também já ofertou cursos por convênios e modalidades parceladas, como Educação Física, Engenharia Civil para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Letras e Pedagogia. A unidade permitiu, nesses quase 20 anos, a formação de milhares de professores de Luziânia, Jardim Ingá e de profissionais de outras cidades da região metropolitana do DF.
O papel de Elísio Morais na instituição foi reconhecido, e seu nome foi eternizado no auditório da unidade universitária. Sua dedicação não apenas viabilizou a formação de inúmeros profissionais ao longo dos anos, como também ajudou a fortalecer o papel da UEG em Luziânia, garantindo que sonhos de educação superior pudessem ser realizados na cidade.
Legado e o impacto no futuro
A iniciativa dos alunos de pedagogia em promover essa palestra não apenas enriqueceu o conteúdo acadêmico, mas também fomentou o orgulho local pela história da UEG e suas contribuições para a educação. Ele enfatizou que lideranças políticas, administradores e diversas pessoas altamente qualificadas foram formadas na unidade de Luziânia e que seguem fazendo um trabalho de excelência onde quer que atuem. Ao resgatar a memória de Elísio Morais e de outros envolvidos na consolidação da universidade, os estudantes demonstram a importância de valorizar figuras que construíram as bases para o ensino superior em Luziânia.
O coordenador da UnU Luziânia, professor doutor Francisco Severo, fez questão de cumprimentar Elísio e reforçou o importante papel dele na instalação da UEG em Luziânia.
Elísio Morais encerrou a palestra com uma mensagem de incentivo aos jovens presentes, destacando que a educação é um caminho poderoso para a transformação social e que a UEG continuará sendo um farol de oportunidades para as futuras gerações.
Este resgate histórico reforça que o passado e os esforços de pessoas como Elísio são fundamentais para compreender e valorizar o presente da UEG em Luziânia, e mais ainda, para projetar um futuro promissor para o município e seus estudantes.
Reportagem Arley da Cruz