Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os discentes da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UnU Luziânia) participaram de uma aula especial e interativa na disciplina de Literatura Infantil, ministrada pela professora doutoranda Luciana Caprice. Realizada ao ar livre, no pátio da instituição e sob sua orientação, os alunos organizaram um Chá Literário, colocando em prática os conceitos trabalhados ao longo das aulas do 4º semestre.
O evento proporcionou um ambiente diferente e criativo para os futuros educadores, que tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas essenciais. “Foi importante realizar uma aula diferente e divertida para os alunos”, comentou Evellyn Victoria, uma das participantes. O Chá Literário incentivou o uso de materiais recicláveis e criatividade, resultando na criação de fantoches e cineminhas, onde cada estudante pôde apresentar uma história clássica da literatura infantil.
A professora Luciana Caprice ressaltou a relevância de unir teoria e prática na formação docente. “Os recursos pedagógicos utilizados, feitos com materiais recicláveis, são simples, mas dão vida à história. Aliar teoria à prática faz toda a diferença. A vivência do estudante impacta positivamente na futura docência. O importante é a preparação para a prática futura, e esse tipo de trabalho produz bons resultados”, explicou.
Entre as histórias exploradas, “Menina Bonita do Laço de Fita”, que aborda a questão da negritude, foi uma das mais marcantes do evento. Além dela, os alunos também revisitaram fábulas e contos que contribuíram para discussões sobre diversidade das histórias no contexto infantil.
Ana Paula Anterino, uma das alunas envolvidas, compartilhou sua experiência: “Desde o início, a professora Luciana deixou claro que deveríamos propor algo que viesse do imaginário de cada um. Participar do Chá Literário foi muito bom, pude partilhar a experiência de cada um, e estamos, como turma, nos entrosando e desenvolvendo a prática pedagógica.”
O Chá Literário não só promoveu uma excelente interação entre os alunos, como também reforçou a importância de práticas pedagógicas criativas no ambiente escolar, preparando os futuros professores para construir aulas dinâmicas e envolventes.
Reportagem Arley da Cruz
Fotos: Manu Nolasco