Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em uma missão histórica, o Japão conseguiu pousar uma sonda não-tripulada na Lua nesta sexta-feira (19), tornando-se a 5ª nação do mundo a conseguir esse feito, confirmou a Jaxa, a Agência Espacial Japonesa.
Apesar disso, a sonda teve um problema na descida, e está usando suas bateriais, informou a agência.
Segundo a Jaxa, o módulo lunar não está gerando eletricidade através de seus painéis solares, mas está se comunicando com a Terra.
Isto significa que a sonda agora depende inteiramente de suas baterias, que deve durar por apenas algumas horas. Especialistas da agência, porém, já estão trabalhando para que os geradores solares comecem a funcionar.
E as perspectivas do Japão eram altas, pois a missão vai determinar a capacidade do país de realizar um pouso de alta performance na superfície lunar.
Apelidado de Moon Sniper (Atirador Lunar), o módulo do Japão tinha como objetivo conseguir o “pouso mais preciso” até ao momento já feito na Lua.
? A Jaxa, no entanto, levará cerca de um mês para verificar se o SLIM alcançou essa alta precisão.
O pouso estava programado para ocorrer na cratera Shioli, perto do equador do nosso satélite natural. Se tiver dado certo, esse será outro marco importante para o país. Pois pousar no solo lunar é uma tarefa muito difícil, ainda mais com tanta precisão como almejava o Japão.
A expectativa da Jaxa era fazer um pouso num local com apenas 100 metros de diâmetro, numa região próxima de encostas.
FONTE
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2024/01/19/em-missao-historica-japao-se-torna-o-5o-pais-do-mundo-a-pousar-na-lua.ghtml